Design

WWF – Panda x Urso Polar

Há mais de 50 anos o WWF (Fundo Mundial para a Natureza) utiliza o Panda como seu símbolo (saiba mais sobre o logotipo da ONG no final desta matéria), pois deste 1961 a espécie é dita como a que mais sofre com a extinção. Mas passam-se os anos, e as milhares campanhas de preservação e o resultado se deu que o Panda não é mais a espécie animal que mais sofre deste mal, mas sim o Urso Polar.
Em Setembro de 2016 a International Union for Conservation of Nature comunicou que o panda gigante passou de espécie ameaçada de extinção a espécie “vulnerável”, enquanto isso, devido ao aquecimento global o número de urso polares deve cair em 1/3 nos próximos 40 anos.

Em vista desta informação a agência Grey London sugeriu uma pequena alteraçãozinha no logo da reconhecida ONG, substituir o Panda pelo Urso Polar. Segundo os criadores o novo símbolo traria apenas os olhos, a boca e o nariz do urso, deixando claro seu risco iminente de desaparecimento. A Grey London se posicionou dizendo que “o que nós absolutamente não estamos fazendo é dizer que os outros problemas pelos quais a WWF faz campanha não são importantes. Mas o impacto humano através da mudança climática está matando animais de todas as espécies em grande escala. É por isso que acreditamos que o urso polar, animal sinônimo da mudança climática, e a inclusão (ou ausência) de seu habitat refletem melhor essa ameaça urgente.”

E você, prefere o logotipo da forma tradicional ou ousaria em mudar?

Conte para nós!

A evolução Visual – Logo WWF (fonte – site oficial da ONG)

 

O famoso logotipo da instituição, um dos mais reconhecidos do mundo, foi inspirado em um urso panda gigante, chamado Chi-Chi, que havia acabado de chegar ao tradicional jardim zoológico de Londres na década de 60, proveniente de Beijing. A escolha do animal como símbolo da organização foi baseada na campanha promovida na China para a preservação do urso panda. Conhecido em todo o mundo e considerado um representante das espécies ameaçadas de extinção, o mamífero apresentava uma forma e cor ideal para o desenho de um símbolo atraente.

Os primeiros desenhos, na verdade rabiscos, foram feitos pelo naturalista escocês Gerald Watterson. E baseado nesses desenhos, o ornitologista inglês Sir Peter Scott, um dos fundadores da organização, criou o famoso logotipo da WWF.

Ao longo de quatro décadas a marca evoluiu muito (ganhou a sigla WWF em 1986 e uma nova tipologia de letra em 2000), mas os traços característicos do urso panda continuam a ser uma parte do inconfundível símbolo da WWF.

 

Share:

Comentários no Facebook