Marketing

Tendências no mercado de brindes

O segundo semestre do ano é sempre mais movimentado para o setor de marketing promocional. É o momento em que as empresas mais compram brindes e realizam ações. A fim de auxiliar essa fatia do mercado, a Brazil Promotion – Live Marketing and Retail, maior feira de marketing promocional da América Latina, reúne mais de 200 empresas expositoras e apresenta as principais novidades para ações promocionais. Thais De Vitto, diretora de Novos Negócios, antecipa as principais tendências para o mercado de brindes corporativos. Elas poderão ser vistas na prática durante a feira, que acontece entre os dias 1º e 3 de agosto, em São Paulo.

Foco na sustentabilidade

“O consumidor está cada vez mais consciente e leva em conta questões ambientais na hora que vai comprar determinado produto. O mercado já oferece inúmeras opções de brindes feitos com materiais ecológicos como papel reciclado, algodão cru, bambu e garrafas pet. Sementes de flores, ou mudas de árvores nativas são itens que as empresas podem optar por presentear, incentivando seus clientes ou colaboradores a plantar e preservar a natureza”.

Brindes Smart Conectados

“Que tal seu brinde contar uma história? Imagine receber um brinde, por exemplo, de um refrigerante com uma etiqueta contendo um código midiacode que, quando fotografado, apresenta um vídeo de uma promoção do produto, informações e  novidades… Imagine agora que, ao contrário de um Qr-code, que é apenas um atalho para um site, com o midiacode, a informação fica no celular de quem capturou o código, mas sem ocupar a memória do aparelho e esta pessoa terá acesso a este conteúdo, que pode inclusive ser alterado ou atualizado pela empresa que esta se divulgando, enquanto ele quiser. Isso ajudará as empresas a fortalecerem seus laços com seus consumidores, podendo manter contato direto e constante com seu clientes, por uma nova plataforma e não só por e-mails, redes sociais ou pelo seu site. Este tipo de ação estende uma ação com brindes por um prazo indeterminado”.

Experiências gourmet

“Muitas empresas estão apostando em ações e brindes gastronômicos. Convidar atuais ou possíveis clientes para assistirem aulas gastronômicas ou experimentarem pratos feitos por renomados chefs tem ajudado o fortalecimento das marcas na memória e no paladar dos consumidores”.

Estímulos ao bem-estar

“Altos níveis de estresse afetam a sociedade moderna, sobretudo nas grandes cidades. Por conta disso, investir em brindes que promovem relaxamento e bem-estar é uma tendência em alta. Ao criar promoções que estimulam uma pausa para o descanso e cuidados pessoais, a empresa agrega valor ao quebrar a rotina de seu público, demonstrando que se preocupa com sua saúde”.

Produtos multiuso

“Produtos multiuso estão em alta. Para que ter um abridor de garrafas se eu posso ter um que além de abrir garrafas, venha acompanhado de um cortador de pizza? Os multifuncionais estão ajudando as pessoas a economizarem tempo e esforço em uma sociedade que vive acelerada. As marcas que desejam se destacar entre seus consumidores podem aproveitar essa tendência”.

Invistam nos jovens 60+

“O aumento da expectativa de vida certamente está trazendo um novo cenário para o Brasil e mudando a percepção das pessoas quanto ao envelhecimento. As pessoas da melhor idade estão buscando maneiras de levar uma vida ativa, moderna, significativa e independente. Foi-se o tempo onde as pessoas paravam de trabalhar aos 60 anos, cada vez mais este período produtivo se estende e, sem filhos para sustentar, eles estão comprando, viajando e se divertindo mais. As marcas precisam voltar seus olhos para esse público. Promover eventos, realizar promoções, experimentação de produtos, novos serviços e programas de incentivo são apenas algumas das ações que podem ser feitas a fim de cativar esse público que não para de consumir”.

Brindes para o melhor amigo

“Segundo o IBGE, existe mais de 50 milhões de cães e 22 milhões de gatos de estimação no País. Esses números já nos ajudam a entender o sucesso de um dos mercados que mais crescem no Brasil, o pet. Clínicas veterinárias, pet shops e hotéis para animais estão presenteando seus clientes de quatro patas com brindes funcionais e divertidos. Esses tipos de ações são ideais para fidelização de clientes, podendo ser ofertados como prêmios em programas de pontos ou após compras de alimentos, medicamentos e acessórios pets”.

Mais conforto nas viagens

“Agências de turismo, companhias aéreas e corporações poderão presentear clientes e executivos que já estão com seus roteiros de férias ou negócios programados. Opções não faltam para presentear, podendo ser algo útil para se usado durante a viagem ou algo para o dia a dia”.

Essa é a 15ª edição da feira. A visitação é gratuita. O pré-credenciamento já pode ser feito no site www.brazilpromotion.com.br. No dia do evento, basta retirar o crachá de acesso na recepção. Não é permitido o acesso para menores de 18 anos, mesmo que acompanhados pelos responsáveis.

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