Marketing

Veja algumas pesquisas do IBOPE sobre o comportamento do internauta brasileiro em 2017

O site Ibope Inteligência publica regularmente os resultados das pesquisas feitas pela empresa, que virou sinônimo (ou gíria) para pesquisas de audiência e estatísticas no Brasil.

O IBOPE Inteligência (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) estuda o perfil, a opinião, a intenção, o consumo, o comportamento do público brasileiro e de mais outros 14 países, sendo assim considerada a maior empresa de pesquisa de mercado da América Latina.

Muitas pesquisas foram realizadas neste ano de 2017 com foco no comportamento consumidor do internauta. O que ele consome, o que compra, quais aplicativos baixa por meio da internet e de seus smartphones.

Abaixo elenquei algumas pesquisas, que considero importantes, sobre o comportamento do brasileiro com relação à internet.

Lembre-se é muito importante ficar antenado as pesquisas de mercado, pois elas ditam tendências e podem nos dar base para um trabalho com melhores resultados. Por isso, salva na barra de favoritos o site do Ibope Inteligência e sempre que puder faça uma busca pelos assuntos que lhe interessam.

Um em cada três internautas tem app de delivery de comida

36% dos internautas brasileiros possuem aplicativos de delivery, mas há muita oportunidade neste segmento, já que 2/3 dos internautas ainda não utilizam esse serviço. Confira quais aplicativos de delivery de comida os internautas brasileiros mais possuem:

 

Um em cada quatro internautas brasileiros fez graduação online

Uma pesquisa online, nacional, realizada no CONECTAi Express, mostra que 44% dos entrevistados já fizeram algum curso online, sendo que a maioria realizou cursos livres. Mas, o que chama atenção, é que 35% realizaram graduação ou pós-graduação à distância, sendo 24% cursos de graduação e 11% de pós-graduação.

 

Um em cada cinco internautas tem app de compra de ingressos

Entre os apps de compra de ingresso, o Ingresso.com lidera o ranking, presente nos smartphones de 14% dos internautas.

Uber é o aplicativo de transporte de passageiro mais usado no Brasil

O Uber é usado sobretudo por homens, jovens entre 25 e 34 anos, moradores do Nordeste e internautas das classes A e B. Por sua vez, os internautas que mais usam o 99Taxis estão no Sudeste e pertencem a classe A. O estudo mostra também que 43% dos usuários de internet não têm app de transporte de passageiro.

 

 

79% dos internautas brasileiros usam aplicativos de bancos

Confira quais são os apps de banco mais utilizados pelos internautas brasileiros:

 

 

80% dos internautas não têm alimentação regrada

Dados da pesquisa “Barreiras para uma Vida Saudável”, realizada online pelo CONECTA para a Centrum Vitamints, apontam que, apesar de mais de 80% dos brasileiros não terem uma alimentação regrada, 95% estão dispostos a mudar pequenos hábitos em sua rotina para ser mais saudáveis. No entanto, 1/3 acha difícil conseguir.

71% dos internautas brasileiros já reclamaram de produtos ou serviços

O atendimento online é o canal mais procurado: dentre os internautas que já fizeram reclamações, 50% utilizaram esse canal. Na sequência estão atendimento telefônico, o site Reclame Aqui, usado principalmente pela classe A (65%), e a ouvidoria da própria empresa que oferece o produto/serviço.

 

42% dos internautas brasileiros procuraram apartamento para alugar ou comprar nos últimos dois anos

Ainda de acordo com o estudo, os que mais buscam imóveis online são os internautas de 16 a 34 anos.

 

 

Veja também:

IBOPE divulga ranking de e-commerces com maior índice de recomendação no Brasil

Tendências de Consumo: o varejo rumo a 2022 

 

Share:

Comentários no Facebook