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As agências e suas “pesquisas”

Cada vez mais somos bombardeados com propagandas em todos os meios de comunicação, sem esquecer daquelas que tentam passar disfarçadas, mas fique “tranquilo” ainda inventarão novas formas para alcançá-lo. Diante de todo esse cenário que a competitividade apenas cresce, sua agência não pode desperdiçar esforços. O marketing precisa ser eficaz e suas decisões precisam se basear em dados, números. Por isso conhecer o comportamento, hábitos, perfis e uma dezena de informações sobre o seu público-alvo é fundamental.

Pegue a caneca, hoje vamos falar sobre a importância das pesquisas.

Se você perguntar em 100 agências se é importante realizar pesquisas para subsidiar a criação de uma média, ou grande campanha, 200 vão dizer que são muito importantes. Mas cai entre nós, quantas realmente fazem pesquisas? Falar é fácil, e as pesquisas que o redator faz antes dos brainstormings até contam, mas sabemos, ele não é um profissional especializado para desempenhar essa função. Logo não podemos nos basear somente nisso e em conhecimentos pessoas, com poucas informações e principalmente qualificação.

As pesquisas são referências base, que devem ser captados em diferente das que buscamos e utilizamos nos brains, é preciso que dados sejam condensados em um briefing “honesto”, e nem sempre recebemos todas as informações necessárias. Afinal temos um objetivo, sabemos onde queremos chegar, atingir, agora precisamos saber como abordar, quais técnicas poderemos utilizar.

Dividi em dois grupos para vermos de onde vem a maioria das informações:

Dados primários:

  • Reuniões com o cliente;
  • Pesquisas nos PDV’s;
  • Cliente oculto;
  • Degustação/ Experimentação do produto;
  • Modo de convivência pela observação;
  • Pesquisas qualitativas e quantitativas.

Dados secundários:

  • Reportagens;
  • Artigos;
  • Livros técnicos;
  • Revistas;
  • Comerciais dos concorrentes;
  • Experiências (feeling)
  • E mais uma infinidade…

Consegue perceber onde se encaixam as pesquisas e o por que são importantes? Mas segundo parte das agências os fatores tempo e custo, além da fala de noção da importância para o cliente reinam quando buscamos saber por que não realizam essas pesquisas.

Os anunciantes e agências precisam ter esse cuidado, o marketing precisa estar presente, atuando como suporta de sua agência, afinal a publicidade e propaganda faz parte do mix de marketing, é preciso que se tenha a noção do que uma pesquisa sem validação do CENP não pode ser tomadas como ponto de partida.

E se ainda não causei o impacto suficiente, lembrem-se vocês podem estar pondo em risco milhares ou milhões em jogo, criando uma campanha amplamente bonita, que pode até ganhar Cannes, mas seu público nem chegar de ser atingido e seu cliente tampouco reconhecido, pelas pessoas que realmente lhe interessam. O que seu cliente menor quer é perder reputação e principalmente dinheiro.

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