Design

Princípios de layout

Para um diretor de arte se destacar no mercado, além de ter uma identidade própria em seus anúncios é preciso dominar os princípios de layout, até mesmo para quebrar regras ou utilizá-las da melhor forma. Alguns profissionais conhecem determinadas técnicas, mas nem percebem isso, pois aprenderam vendo outros anúncios ou com colegas de profissão e sequer sabem o nome delas.

Hoje vamos dar uma passada em diversos princípios de layout para lhe ajudar, mas vale lembrar, não fique preso a eles, afinal padrões existem para serem quebrados, afinal padrões são um sacx.

Antes de mais nada, vamos repassar o significado do termo layout, que significa a ideia, forma ou disposição dos elementos de uma página. Um esboço mostrando onde vai cada elemento como texto, marca ou imagem.

PRINCÍPIO DE DIREÇÃO VISUAL

Você já percebeu que em todo texto lemos da esquerda para direita, de cima para baixo? Chamamos isso de diagonal de leitura.

Na verdade, nem reparamos nisso, pois somos completamente acostumados a lermos dessa forma, diferentemente do oriente onde as leituras são feitas da direita para esquerda.

Com a diagonal traçada podemos delimitar quatro quadrantes, e, cada um revela um poder de atração diferente, claro da maior para menor segundo a diagonal de leitura.

Note que na parte superior é praticamente um senso comum vir os títulos que devem atrair o leitor e no quarto quadrante a assinatura da marca.

Se pegarmos a estrutura de um anúncio podemos facilmente aplicá-la em uma peça. Conforme a imagem abaixo.

PRINCÍPIO DO EQUILÍBRIO

  1. EQUILÍBRIO FORMAL

Você já cortou uma laranja na metade para obter duas partes iguais? Independente da sua resposta, já imaginou fazer isso em um cartaz?

O princípio de equilíbrio deixa o anúncio muito mais clean, estável e agradável aos olhos por causa de sua simetria. Vale mencionarmos que a assinatura com a marca e slogan não interfere na simetria da peça.

  1. EQUILÍBRIO INFORMAL

Para dar dinamismo e movimento ao elemento principal do anúncio, este tipo de equilíbrio é assimétrico e tem seu produto/ imagem rotacionadas, conforme exemplo abaixo:

Os anúncios de carros costumam utilizar muito esse tipo de equilíbrio para dar movimento nos carros.

 

PRINCÍPIO DAS PROPORÇÕES

Trata-se da divisão horizontal em três partes do layout: O topo fica para o título, o meio para a imagem e texto de apoio e a base para a assinatura.

 

 

PRINCÍPIO DA UNIDADE

Mantém todos os elementos do layout próximos, como se houvesse ligações entre eles.

 

PRINCÍPIO DO RITMO

Independente do seu estilo musical, há layouts com: ritmo, cadência, musicalidade ou sequência. São recursos que os diretores de arte utilizam para contar uma história, dar a ideia de passagem de tempo ou evolução.

 

Nota: Não posso deixar de agradecer neste artigo ao meu antigo professor de faculdade vulgo “titio Eudon” que sabiamente soube me ensinar boa parte do que lhes contei hoje.

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