Cultura PopEntretenimento

Mural gigante de Apolo Torres combate xenofobia.

A cidade de São Paulo acaba de ganhar mais uma obra de arte urbana assinada por Apolo Torres, um dos principais muralistas do Brasil. Sob o título “Não deixe o ‘volta pra tua terra’ vencer”, o grafite de 150m² no Campo de Marte, em São Paulo, integra o movimento Real Content, criado do TNT Energy Drink.  O projeto de conteúdo inédito presenteia a cidade com diferentes obras, além de promover reflexões sobre temas atuais da sociedade para conectar as pessoas com o espaço público.

Nesta intervenção artística, Apolo Torres aborda o preconceito e a xenofobia com a intenção de desconstruir a vítima, o oprimido, retratando o imigrante/migrante com autoestima e orgulho da sua origem. “Acreditamos na arte de rua como forma de expressão, de demonstração de atitude e resistência. Como a ‘tela’ para essas obras é a própria cidade, um organismo vivo e dinâmico, temos condições de aproveitar o factual para criar arte”, comenta Eliana Cassandre, Gerente de Propaganda da marca.

Na obra, o personagem principal é um homem negro, de origem africana, usando um terno colorido, destacando traços característicos da sua cultura. Segundo o artista, a proposta da imagem tridimensional é integrar o pedestre à obra, incentivando a reflexão sobre a importância da tolerância. “Minha ideia é representar esse choque cultural, mas sempre valorizando a pluralidade. É um estrangeiro que se aceita, que celebra suas origens, tem orgulho de ser quem é, e na obra fica evidente o poder e a presença dele. A surpresa é algo natural, mas o respeito é fundamental. Acho que a arte tem potencial para trazer certos assuntos à tona e estimular o diálogo, e é isso que eu pretendo com essa obra”, comenta Apolo.

Com curadora da agência Y&R em parceria com a IDEAFIXA, a galeria em céu aberto Real Content contabilizará 22 intervenções, espalhadas em vários pontos da cidade, até o final do primeiro semestre. As obras são assinadas por artistas como Bueno Caos, Magrela, a dupla 6emeia, o artista social Guima, Renan Santos, o ilustrador LAMBUJA, o artista plástico Neto78, entre outros. Para acompanhar os trabalhos, localizar endereços e até fazer um “tour” pelas intervenções espalhadas pelos bairros paulistanos, basta acessar o site TNT Energy Drink.

Share:

Comentários no Facebook