Mundo VUCA – que quê isso?

World VUCA = volatility, uncertainty complexity and ambiguity. Ou:

Mundo VUCA = volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Entendeu? Então tá bom… não precisa ler o resto. Mas se não entendeu nada fica aqui comigOOooOo.

A expressão Mundo VUCA surgiu na década de 90 no ambiente militar, e deste então vem sendo utilizado e adaptado para o ambiente corporativo. Foi a Army War College que cunhou o VUCA para explicar o mundo pós Guerra Fria (a Army War College é uma instituição educacional do Exército dos EUA que fornece instrução de nível graduado para oficiais militares e civis de alto nível para prepará-los para tarefas e responsabilidades de liderança).

O acrônimo aplicado aos dias de hoje apresenta um novo mindset, um processo de pensamento metacognitivo, que vai nos fazer pensar de forma autoconsciente, crítica, analítica e racional.

Se o mundo é volátil, incerto, complexo e ambíguo temos que aprender como lidar ou, como sobreviver, nesta situação, e claro, evoluir e mudar.

Entendendo cada parte do VUCA

Volátil: grande volume de mudanças e de forma intensa, deixando os cenários difíceis de serem previstos. Tudo é inesperado, acontece de uma hora para a outra e de repente se vai… acabou.

Incerto: as respostas de hoje, ou as informações de hoje, não podem espelhar ações futuras, pois elas não são necessariamente úteis para entender o futuro e o que virá pela frente. Não há a certeza absoluta em nada, apenas superficialidades e suposições. E quem tem certezas, convicções irrevogáveis pode ser impedido de ser e sobrevir na nova realidade das incertezas.

Complexo: a conectividade e a interdependência amplia a complexidade. Há muitas variáveis e em constante mutação, entendê-las e traçar uma ação/tomada de decisão forma linear não é possível. Prever resultados de ações isoladas não é mais possível, pois elas fazem parte de um sistema complexo e gigantesco.

Ambíguo: a ambiguidade é a falta de clareza e concretude. São novos cenários, e eles são incertos, por isso não podem ser vistos com uma certeza absoluta. Ente as opções (as ambiguidades) deve-se apostar em uma e ter coragem de encarar os fatos, com resultados positivos ou negativos.

O Mundo VUCA é muito complexo e entender ele é um ótimo exercício de análise de como e onde estamos vivendo.  Se você quer aprender a sobreviver entre ambiguidades, incertezas, complexidades e a volatilidade e saber mais sobre o VUCA fica de olhos nas dicas:

Livros:

  • Team of Teams: New Rules of Engagement for a Complex World – General Stanley A. McChrystal
  • The VUCA Company – Suhayl Abidie Manoj Joshi

Vídeos:

 

 

 

 

Share:

Comentários no Facebook