Marketing

Futurologia aliada a Publicidade

futuro_passado_presente1

Prever o que vai acontecer, saber como agir diante das situações ou até fazer com que a atual realidade se encaminhe de outra forma. Tudo isso cria expectativas imensas na gente, e trabalhar com o futuro com certeza além de desafiador deve ser gratificante, pois ver aquilo que foi proposto como algo real acontecendo deve ser maravilhoso.

Os futurólogos existem (não estou falando de cartomantes ou ciganas que lêem as mãos), e são profissionais com grande destaque em empresas multinacionais e nos governos.

O futurólogo é aquela pessoa que busca conhecer e compreender um pouco a mais do comportamento da sociedade (ele utiliza como base o passado e o presente) e quer antecipar mudanças e obter vantagens com todo esse saber que ele tem.

Normalmente é este profissional que descreve situações que podem acontecer daqui alguns anos, que montam os cenários e estabelecem o que é mais provável que se veja tornar-se real ou não.

Assim sendo, um futurólogo tem total envolvimento com tendências. A palavra tendência tem origem do latim e significa aquilo que tende para, ou seja, ela é de forma demonstrativa como um espelho do que virá acontecer ou ser.

E todo ano ouvimos a pergunta: qual será a tendência dos mercados este ano?

Dessa forma os futurólogos estão interligados com este espelho que mostra o que pode ser real.

Futuro e tendências são palavras do vocabulário de um publicitário, por isso vem à necessidade de se conhecer mais intimamente este cenário que nos leva a trabalhar (atender clientes, planejar, estratégias, criar e colher resultados) com um conhecimento mais avançado e antropológico. Antecipar eventualidades pode ser uma carta na manga para trilhar caminhos mais saudáveis e rentáveis.

Share:

Comentários no Facebook