Publicidade

Dicionário publicitário

Uma das coisas que os publicitários adoram é uma abreviação, então para você que está iniciando sua carreira na área, e, até para os esquecidos, resolvi listar um bocado desses termos para você ir se acostumando e não ficar “mais perdido que cego em tiroteio”.

BG ou Background: música de fundo ou com volume mais baix que a locução que compõe o áudio de um vídeo ou spot.

Blocado: Um texto, ou mais, que aparece obedecendo a uma ordem de alinhamento, formando uma espécie de bloco quadrado ou retangular.

Close-up: Plano que destaca um detalhe.

Type: Fonte tipográfica.

Fundo infinito: Tela, parede ou lâmina que possa ser utilizada ao fundo da cena para dar a impressão de espaço neutro/ sem fim.

GC: Gerador de caracteres.

Loc.: Locução.

Loc. Off: Designa o texto que acompanha um filme ou spot, pronunciado pelo narrador que não aparece em cena.

Loc. On: Pronunciado pelo narrador que aparece em cena.

Story-line: É a síntese de uma história.

Storyboard: Roteiro de vídeo acompanhado por telas que ilustram as cenas.

Packshot: Exposição de vários produtos juntos.

Ext.: Exterior. Utilizado para indicar o local da cena.

Int.: Interior. Utilizado para indicar o local da cena.

Chicote: Movimento de câmera lateral que se desloca rapidamente para uma cena.

Fade in: Surgimento gradual de uma imagem a partir de um tela escura/ clara.

Fade out: Escurecimento total da imagem.

Avatar: Imagem de perfil.

Carrossel: Formato de publicação do Facebook que permite o uso de uma sequência de imagens.

PIT: Produto interno de trabalho.

All Type: Anúncio ou peça publicitária produzida apenas com texto.

Animatic: Esboço de um comercial feito com diversas cenas, feitas entre desenhos ou imagens com locução e efeitos sonoros.

Blimp: Balão inflável, normalmente é a base de gás hélio, e os anunciantes costumam colocar mensagens ou sua marca exposta. Frequentemente utilizado em exposições.

Boneco: Prévia de um material gráfico, pode ser feito de diversos materiais.

Case: Campanha de sucesso contada por meio de seus resultados e experiências.

Casting: Elenco de atores e figurantes que irão compor uma filmagem.

Chamada: Título de um anúncio.

Claquete: Tela de identificação de filmes com todas as informações necessárias como: título, duração, profissionais envolvidos, nome do cliente e agência, nome da campanha, número de CRT, data.

Deadline: Prazo máximo para a execução de um job.

Job: Trabalho realizado dentro de uma agência, exemplo a criação de um spot é um novo job.

Faca especial: Corte diferenciado em uma peça publicitária.

Anúncio fantasma: Anúncios criado para clientes fictícios ou não aprovados que geralmente são usados em portfólio.

Frontlight: Painel semelhante a outdoor com iluminação frontal.

Jingle: Dingóu. Musiquinha criada para ressaltar os diferenciais de uma marca.

Know-how: Costuma se referir aos conhecimentos ou experiência.

Layout: Disposição de todos os elementos de uma peça publicitária.

Mock-up: Boneco de um produto ou de um objeto para que possa ser aplicado a peça publicitária. Exemplo apliquei o outdoor no mockup.

PB: Abreviação de preto e branco.

PDV: Ponto de venda.

P.I: Pedido de inserção.

Portfólio: Conjunto de peças publicitárias, marcas que uma agência ou publicitário possui. Em outras palavras um currículo baseado apenas nos Jobs feitos.

Rafe/Rough: Rascunho ilustrado de uma peça publicitária, depois dela é que são feitos os layouts.

Spot: anúncio publicitário feito para rádios com locução e efeitos sonoros.

Teaser: Fase preliminar de uma campanha ou peça prévia sem revelar os grandes diferenciais ou informações principais, utilizado para aguçar a curiosidade do público.

VT: Abreviação de vídeo tape. Usado para se referir a filmes de curta duração como 15 e 30 segundos.

Insight: A grande ideia que surgiu.

Brainstorming: reunião entre os profissionais para discutir ideias, não importa o quão mirabolante ela seja, tudo pode contribuir para o processo criativo, não existe um formato ideal, são simplesmente as pessoas vomitando ideias entre si, até se chegar a ideal.

 

 

Share:

Comentários no Facebook