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ATENDIMENTO PUBLICITÁRIO – TUDO QUE VOCÊ DEVE SABER

SAIBA SOBRE TUDO

Saber conversa com o cliente é algo básico, aliás essencial, para a comunicação humana, mas não lhe ensinam em lugar algum, por isso estar antenado é fundamental, ler jornais, revistas e entender sobre política, atualidades é necessário para a construção dos diálogos e da geração de empatia entre você e o cliente, inclusive na hora de prospectar um novo.

Saber falar é ótimo e ouvir mais ainda, cuidado com sua postura. Passe confiança, segurança e para isso você precisa saber argumentar. Você não pode temer o cliente, e nem se julgar acima dele, em defesas de campanhas ou meio, você deve ter certeza do que fala, senão uma campanha idealizada por dias pode cair por terra ou tomar um rumo diferente. Não fale sobre o que desconhece.

 

SAIBA SOBRE O NEGÓCIO DO SEU CLIENTE

Uma relação sólida, com confiança e segurança de ambas as partes se constrói com a afinidade, saiba tudo que possível sobre seu cliente, assim será capaz de propor ações, soluções para o cumprimento de metas e objetivos.

Portanto saber sobre o negócio deve ser o seu primeiro passo ao prospectar um novo cliente, como ele irá depositar a comunicação da empresa dele se você atendimento não entende direito do que ele faz todos os dias?

 

TENHA FEELING

Tem casos que os clientes não sabem o que querem e você precisar dominar a subjetividade para ir conduzindo a conversa até que cheguem a um consenso do que seria ideal a se fazer. Calma isso não é um bicho de sete cabeças, e com o tempo você começar a entender melhor sobre seu cliente, até lá temquepedalarmuito.

 

VOCÊ É A/O REPRESENTANTE DA AGÊNCIA

Saber como funciona cada área da agência é primordial na hora das reuniões com o cliente e recolhimento de briefing, pois sem isso você acabará destoando e ficando perdido, e se isso acontecer… É melhor você estar acompanhado de alguém da agência que entenda.

 

ENTENDA COMO FUNCIONA A CRIAÇÃO

Uma das maiores causas, na minha opinião, do surgimento da rixa atendimento x criação se dá pelo fato de faltar conversa e entendimento sobre como funciona cada área, então saiba sobre os processos e os respeite. Quando se conhece o funcionamento da criação fica mais fácil obter as informações necessárias do cliente, além das logos é claro.

 

TUDO NO SEU TEMPO

Há tempo para criar, para revisar, alterar, revisar e finalizar. Por isso não confuda:

Criação com alteração, e alteração com finalização, no meio disso existe a revisão.

A criação muitas vezes é subjetiva, exemplo disso é a criação de uma logo, se o briefing for recheado de referências (escolhidas a dedo pelo cliente) pode ser mais rápida que uma criada do zero com objetivo de ser moderna. Insights não acontecem toda hora e a frase 99% transpiração e 1% inspiração é pura verdade. Por isso existem diversos artigos sobre como estimular a criatividade.

Para ajudar vocês, criei um briefing com a ajuda de outro redator e parceiro. Usem à vontade.

Antes de irem para os briefings lembrem-se, toda informação é útil e o que parece claro para você pode não ser para outra pessoa.

Aaah, e por favor nada de briefings como:

– Mesma oferta do VT;

– Criar logo para o blog Café com Galo;

– VT Varejo Institucional;

– Segue logo em word.

Basta né?

Briefing link para dowload.

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