O que é Design Thinking? Quando falamos de Design, talvez o que lhe venha a cabeça sejam belos layouts e novos produtos. Mas a verdade é que, por definição, o design é um processo de criação que visa, de maneira geral, transmitir um conceito.

Design é um protocolo para resolver problemas e descobrir novas oportunidades. Técnicas diversas, mas com a mesma essência. Uma ferramenta muito poderosa que, quando usada de forma eficaz, pode ser a base para dirigir uma marca ou projeto de sucesso.

E assim, nasceu o design thinking. O processo de design aplicado para além dos produtos ou layouts. Essa nova forma de ver o mundo consiste basicamente de quatro etapas:

1 – DEFINA O PROBLEMA

Design Thinking

Design Thinking

Parece simples, mas essa é a etapa mais importante de todas. Você deve se perguntar: qual realmente é o problema que devo resolver? Fique perguntando-se sem parar “por quê?”, “por quê?” e “por quê?”, igual uma criança chata. Faça isso até  que as verdadeiras respostas sejam reveladas. De preferência, faça isso com sua galera, com a sua equipe. Essa parte é uma imersão pura e tem intenso cruzamento de informações. Quanto mais gente, melhor. Lembre-se. Definir sua problemática é o primeiro passo para criar.

2 – CONSIDERE MUITAS OPÇÕES

Design Thinking

Design Thinking

Mesmo as melhores equipes podem cair na armadilha de resolver um problema da mesma forma: a que sempre foi feita. Principalmente quando o tempo é curto.  O design thinking exige pensar em muitas soluções e de uma forma válida. Permitindo-as ser julgadas e utilizadas com a mesma certeza e dedicação que o padrão operante. Olhar para um problema de mais de uma perspectiva sempre produz resultados mais ricos.

Nesta etapa, as oportunidades aparecem. O truque é reconhecê-las como oportunidades. Várias perspectivas e muito trabalho em equipe são cruciais. O design thinking sugere que melhores respostas acontecem quando 5 pessoas trabalham em um problema por um dia, ao invés de uma pessoa por cinco dias (mais cabeças pensam melhor que uma).

E no momento de ter ideias, vale qualquer processo criativo, contando que você se divirta. Mas, se quiser uma dica, pense para fora. No design, o rafe, o rascunho é a melhor forma de conseguir organizar as ideias e melhora-las. Faça o mesmo no seu projeto.

3 – REFINE SEUS RESULTADOS

Design Thinking

Design Thinking

Um punhado de resultados promissores precisam ser abraçados e lapidados. Mesmo as ideias novas mais fortes podem ser frágeis na infância. Mas esse processo não precisa acontecer de supetão. O design thinking permite que o potencial das ideias seja explorado através de um ambiente propício ao crescimento e experimentação, que esteja aberto para aprender com os erros do caminho.

Nesta fase, muitas vezes, as opções terão de ser combinadas e ideias menores integradas as maiores. Por fim, acostume-se a repetir. Por culpa do acaso, nem sempre que uma ideia dá errado significa que ela deve ser descartada de cara. Se você acredita nela, repita os processos. Isso só tem a agregar aos seus resultados.  

4 –  ESCOLHA A MELHOR E MANDA BALA

Design Thinking

Design Thinking

Neste ponto, você já percorreu boa parte da estrada para o sucesso. Finalmente é hora de botar a mão na massa e usar seus recursos disponíveis para atingir seus objetivos iniciais. Os protótipos de soluções são criados com seriedade, e os testes se tornam mais críticos e intensos. No final do dessa etapa, o problema é resolvido ou a oportunidade é totalmente compreendida. Muitas vezes, o subproduto de todo esse processo são diversas outras ideias e estratégias, que não são tão alinhadas ao com o que você precisa, mas que são únicas e merecem ser desenvolvidas em paralelo.  

Quer aprender mais sobre Design Thinking?

Design Thinking

Design Thinking

Não é de hoje que os métodos e técnicas do design thinking vem se provando incríveis para a gestão de projetos de excelência e principalmente, na criação de soluções empreendedoras.  Se você está muito afim de criar coisas novas, misturando inovação e usabilidade, tem mais uma novidade para você.  

A Mind School acaba de lançar seu novo curso online de Design Thinking! Muito conteúdo e atividades para você aprender todas as bases dessa metodologia e como aplica-la nos seus processos. Tudo isso sem enrolação, direto ao ponto. Venha aprender um jeito de pensar focado na prática para atingir seus objetivos. Não perde tempo e te inscreve agora mesmo ➤ https://goo.gl/ecK2qF

 

Share:

Comentários no Facebook