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As melhores campanhas por um trânsito mais seguro

Todos os anos milhares de pessoas são vítimas de acidentes de trânsito no mundo inteiro. No Brasil esse assunto é tratado como problema de saúde publica devido ao grande número de vítimas, que dá ao Brasil a 4ª posição no ranking de país com mais mortes no trânsito, com cerca de 40 mil vítimas fatais, segundo dados publicados pela Organização Mundial de Saúde – OMS.

Para tentar combater esse problema grave, foi instituída a Semana Nacional do Trânsito, que é realizada entre os dias 18 e 25 de setembro. A semana Nacional do Trânsito é um calendário reservado para ações educativas com os objetivos de conscientizar motoristas e pedestres acerca da importância de um trânsito mais seguro e a criação de um ambiente menos caótico em ruas, avenidas e rodovias.

Durante este período diversas atividades, como feiras, palestras e seminários, são realizadas no Brasil todo para reforçar a mensagem por um trânsito mais consciente. Também é a época do ano em que várias campanhas e propagandas impactantes são veiculadas.

Pensando nisso, separei algumas das campanhas, vídeos e ações impactantes e/ou criativas sobre o assunto, para contribuir de alguma forma com essa causa. Confira abaixo

  • Ação criativa em bares com bolacha de chope magnética

Ação do Sou BH em prol da campanha “Se beber, vá de táxi”, realizada em Belo Horizonte, incentivou os motoristas frequentadores de bares a não beber e dirigir. A bolacha, que fugia quando o cliente queria colocar o copo na mesa, trazia uma surpresa: um ímã. Quando virada para o lado que dizia “Se beber não dirija” repelia a bolacha de chope

  • Ação da Volkswagen que assustou as pessoas no cinema

Em um cinema em Hong Kong na China, a agência Olgivy & Mather de Benjing (Pequim) executou, para a Volkswagen,  a impactante campanha chamada Eyes On The Road (Olhos na estrada). Veiculada antes do filme começar, ela trouxe como destaque a interação com o público, antes de acontecer algo um dispositivo colocado na sala de cinema toca todos os celulares e quando eles vão verificar o celular… Veja você mesmo:

Leia mais sobre sobre a ação clicando aqui

 

  • Comercial mostra como seria se o tempo parasse antes de um acidente

O vídeo mostra a possível conversa entre dois motoristas que estão prestes a se envolver em um acidente. A campanha foi intitulada Other People Make Mistakes (Outras Pessoas Cometem Erros) e foi produzida pela agência de Trânsito da Nova Zelândia.

Leia mais sobre a campanha clicando aqui

 

  • Smiles no semáforo

A ação “Sinal Verde para Sorrir – A Gentileza pede passagem” foi desencadeada em setembro de 2012 com o objetivo de fazer com que os motoristas sorrissem e exercitassem a gentileza no trânsito. No total, 27 semáforos foram adesivados.

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Leia mais sobre a campanha clicando aqui.

 

  • Vídeo emocionante intitulado “Rodas”

As rodinhas do carrinho de bebê viram rodas de bicicleta, depois de moto e, em ritmo cada vez mais acelerado, se transformam em rodas de carro em alta velocidade – para por fim, em anticlímax, converter-se nas lentas e sofridas rodas de uma cadeira de rodas. O vídeo foi selecionado pelo Denatran para a edição 2012 da Semana Nacional do Trânsito

RODAS – DetranRS from Escala Videos on Vimeo.
 

Saiba mais sobre a campanha clicando aqui.

 

  • Não desperdice sua vida em uma mensagem de texto

Aparentemente o vídeo começa com um enredo sobre uma jovem perdidamente apaixonada. Com o desenrolar da história um final trágico se apresenta e a frase  “Não desperdice sua vida em uma mensagem de texto” reforça a mensagem.

 

  • Vídeo impactante com crianças e “Sweet Child o’ Mine” do Guns

Campanha do governo da Irlanda do Norte sobre responsabilidade no trânsito despertou polêmica no país. O vídeo foi considerado muito violento, mas transmite de maneira clara a mensagem. A ideia era mostrar que todos os anos acidentes relacionados ao abuso de velocidade matam um número de crianças equivalente a uma sala de aula. O vídeo foi intitulado “Classroom” (Sala de Aula) e teve como trilha sonora a música “Sweet Child O’ Mine”, do Gun’s and Roses.

 

  • Ação genial em lombada

Campanha contra a velocidade no trânsito. Na ação realizada em uma avenida nos EUA, uma lombada eletrônica foi instalada e mostrava a velocidade do veículo seguida da frase: “… dias na cama de um hospital.“

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  • Ação assusta pessoas com simulação de acidente em espelho

O departamento de trânsito britânico realizou uma ação que assustou muitas pessoas em um bar em Londres. A ação, que foi criada pela Leo Burnett, simulava acidentes em um espelho de banheiro e tinha como objetivo conscientizar motoristas que bebem e dirigem.

 

  • Ação criativa em estacionamento

A Delantero Comunicação realizou uma ação simples, porém muito criativa (o menos é mais) para conscientizar motoristas sobre o perigo de misturar bebida alcoólica e direção. Tapetes que simulam o símbolo de vagas para deficientes com o texto “Se você bebeu e vai dirigir, esta vaga pode ser sua” foram colocados embaixo de carros no estacionamento de uma churrascaria.

“Se você bebeu e vai dirigir, esta vaga pode ser sua.'

“Se você bebeu e vai dirigir, esta vaga pode ser sua.'1

 

 

 

  • Outdoor imita acidente com caminhão

O anúncio veiculado tinha como objetivo conscientizar os motoristas da importância de manter uma distância segura de outro veículo. A criação é da Amélie Company para o departamento de trânsito do Colorado.

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  • Outdoors com frases engraçadas

As frases até podem ser engraçadas, mas conseguem passar a mensagem de um assunto delicado de maneira muito eficiente.

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  • O Semáforo dançante

Para alertar as pessoas que é preciso esperar a luz verde para atravessar a rua com segurança, a marca de automóvel Smart lançou o The Dancing Traffic Light (O Semáforo Dançante). Uma cabine foi instalada no centro de Lisboa e os pedestres podiam escolher uma música e inventar sua própria coreografia.  As coreografias eram projetadas simultaneamente nas luzes vermelhas dos semáforos.

 

  • Anúncio de revista simula acidente

Os anúncios impressos simulam o lançamento de um novo carro e convidam as pessoas a obter mais informações sobre o lançamento e o carro por meio do celular, com o auxílio de um QR Code. Ao conferir o anúncio, a pessoa é surpreendida por um automóvel na direção contrária e se choca a toda a velocidade.

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Vídeo

 

  • Pessoas convidadas para assistirem o próprio funeral

Ação emocionante criada pela Go For Zero levou algumas pessoas para assistirem seus próprios funerais. Na ação, familiares e amigos fizeram discursos que levaram os convidados às lagrimas. A ideia da ação era transformar de maneira mais verdadeira possível o momento, a fim de alertar que a alta velocidade no trânsito poderia tornar o funeral verdadeiro.

  • Outdoor preso por cinto

O outdoor segurado apenas por um cinto de segurança continha a frase ”cinto de segurança salva”. As peças assinadas pela Engenhonovo (Bahia Marina), e Draftfcb (Mumbai Traffic Police) tinham como objetivo mostrar a importância do cinto de segurança.

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  • Outras peças criativas

“Quanto mais você bebe, mais lentamente reage” anúncios da Cerveja Guiness usando placas de sinalização de trânsito para transmitir a mensagem de uma maneira eficiente.

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Anúncio criativo da FIAT por uma direção mais segura. As peças foram assinadas pela Leo Burnett

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Anúncio criado pela agência BBDO da Tailândia mostra que a combinação sono e direção pode ser fatal.

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“Pense nos dois lados”, criado pela Red Pepper da Rússia o anúncio tinha como objetivo mostrar a importância de tomar cuidado com os passageiros e também com os pedestres.

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Anúncio que mostra como a bebida pode influenciar um comportamento violento no trânsito. Criado pela agência Terremoto e ganhador do Cannes Lions

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Campanha sobre a segurança no trânsito e a importância do uso do cinto de segurança. Criada pela LG2, Canadá, para a Quebec Automobile Insurance Society.

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“Matar no trânsito também é crime”, a campanha da ONG Trânsito Amigo – Associação de parentes, amigos e vítimas de trânsito tinha como objetivo conscientizar a população da responsabilidade que as pessoas devem ter no trânsito.

ONG

Cartaz do Detran Tocantins criado para a campanha educativa de trânsito

Cartaz - Campanha Educativa de Trânsito - Detran Tocantins - Semana Santa - 2011 - Familia Feliz

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