Publicidade

12 Promoções dos anos 90 que fez você enlouquecer quando criança

Muito antes das Redes Sociais, das selfies e do Netflix, em um tempo distante, escuro, sombrio e de gosto duvidoso, mais conhecido como Anos 90, no seu Walkman (ou Discman se você fosse rico) tocava “É O Tchan”; a sua TV aos Domingos era invadida por uma atividade cultural milenar popularmente conhecida como “Banheira do Gugu” e calças abaixo do umbigo eram mal vistas.

Na época do Kinder Ovo a um real, a publicidade não tinha limites. Enquanto campanhas de cigarro eram comuns a qualquer hora e em qualquer lugar, marcas se desdobravam para agradar a qualquer custo o público infantil. Só quem foi criança nos anos 90 como eu, compartilhou da sensação única de ter ao menos um, ou todos os brindes promocionais que listarei abaixo. Preparem os corações que lá vem nostalgia:

1- Tazos

tazos1

Ah, os Tazos… Looney Tunes, Animaniacs, O Máskara ou Pokémon. Tazos voadores, brilhantes, raros, animados, de metal… A Elma Chips conquistou seu lugar na infância de milhares de crianças que trocavam Queimado e Amarelhinha na hora do recreio para “Bater Tazos” com os coleguinhas. Seja sincero, você só comprava o salgadinho (que, segundo a lenda urbana, era feito de isopor) por causa dos benditos tazos!

1.1 – Porta Tazos

porta-tazos

Todo mundo sabia que ter Tazos sem um Porta Tazos era que nem Buchecha sem Claudinho, inaceitável. Um tubo de plástico colorido com uma alça para prender na pochete. Pochete, exatamente. E eu sei o que está pensando, mas esses eram os anos 90.

1.2 – Lança Tazos

lanca-tazos-3d-cheetos-fandangos-elma-chips-caps-21742-MLB20216820354_122014-F

Uma arma que, ao apertar o gatilho, tazos eram lançados ao vento e, ocasionalmente, direto na cara de outras pessoas. Uma grande ideia, não é mesmo? Porque tudo o que uma criança quer é cegar outras pessoas, mas quem liga? Agora, pensando bem, quem foi criança nos anos 90 e ainda tem os dois olhos, venceu na vida.

1.3 – Álbum de Tazos

a50f59c6f39310ad8c1ba71da3abc5a2

 

E de que adianta ter montes e montes de tazos se não tiver onde ostenta-los? Porque ser uma criança dos anos 90 também era ostentação. Para mandar na escola você precisava de duas coisas: um álbum de tazos completo e um estojo Faber-Castell de 96 cores incluindo a branca que até hoje não sei para que diabos serve.

1.4 – Master Tazos

master-tazo-e-master-magic-tazo_MLB-F-2995098275_082012

Na verdade, na verdade mesmo, nunca descobri ao certo a utilidade dos Mega Tazos. Alguns dizem que servia para virar o tazo na hora do bafo, mas na real, se você pensar bem com a mão na consciência você vai perceber que não servia pra nada, mas todo mundo queria, essa é a mágica!

1.5 – Pega Tazos

i_90s_stuff_banned_in_school_banned_school_items_90s_018_4f5b88c603735

 

Gostaria de conhecer apenas uma pessoa que usou isso com a finalidade para qual ela realmente foi criada.

2 – Susto Partes

susto-partes-elma-chips_MLB-F-3303772353_102012 copy

Ninguém achava estranho comprar um pacote de Cheetos e, ao abrir a embalagem, dar de cara com uma orelha, um olho e até mesmo um cérebro. Ah, os anos 90…

3 – Mini Garrafinhas

-coca-cola-garrafinhas-de-vidro-tailndia-anos-80-coleco-14675-MLB3960194415_032013-F

Uma das promoções que eu sofro até hoje por não ter guardado. Além das garrafas de Coca-Cola, a empresa também lançou as de Fanta. Ambas continham um líquido misterioso e duvidoso dentro. Todo mundo tinha um amigo de um amigo que conheceu alguém que bebeu o tal líquido e morreu.

4 – Mini Craques

mini-craques

A Copa de 98 não foi lá muito boa para a seleção brasileira, mas para a Coca-Cola… O boato que rolava na época é que o Mini Craque do Romário estava em tamanho natural.

5 – Geloucos

colecao4

 

Ninguém sabe até hoje o que realmente eram e nem que ideia foi essa, mas o fato é que tudo o que a Coca-Cola lançava era sucesso entre as crianças. Monstrinhos, Alienígenas coloridos ou fluorescentes, os Geloucos foram febre nos anos 90.

6 – Guaraná Antarctica Caçulinha Pokémon

guarana

Sério, gente, quem teve a ideia de colocar uma pokebola na tampinha do guaraná Antarctica zerou a vida. Que promoção maravilhosa! Como eu comprei guaraná naquela época para ganhar um micro-Pokémon!

7 – Bichinhos de Pelúcia Parmalat

Coleo-Parmalat-20140822144447

Parece um pouco estranho uma marca de laticínios apelar diretamente para o público infantil dessa forma tão desleal, mas a dura realidade é que a melhor forma de atingir os pais é através dos filhos. A Parmalat criou um universo de bebês lindos vestidos de bichinhos fofos. Como não amar todos? “Trate seus bichinhos com amor e Parmalat. Parmalat”.

8 – Os Leões do Kinder Ovo

kinder-ovo-miniaturas-leoventuras-1990-leoes-coleco-21305-MLB20207699533_122014-F

Muito antes do Kinder Ovo começar a separar brinquedos de meninos e meninas, suas surpresas eram verdadeiras obras de artes. Claro, ainda existia a decepção de você encontrar um quebra-cabeça, mas nada se comparava a alegria de abrir o potinho amarelo que vinha dentro do ovo e encontrar dentro dele o leão que faltava para sua coleção.

9 – Hipopótamos Kinder Ovo

kinder hihipopotamos

Olha o acabamento desses brinquedos! Valia muito à pena comprar Kinder Ovo nos anos 90.

10 – Chocolate Surpresa Dinossauros

chocolate-surpresa

 

Chocolate e Dinossauros, como isso podia dar errado?

11 – Figurinhas de Chiclete

RTEmagicC_ploc.jpg

llllllll

Quem nunca, né? Bizarros e inesquecíveis anos 90.

12 – Álbum de figurinhas misterioso

album-de-figurinhas-de-prmios-dragon-ball-z-fase-majin-boo_MLB-F-221858529_9537

 

Existia um álbum desses para qualquer coisa. Novelas populares, desenhos animados, animes, séries, Mamonas Assassinas… Eram produzidos em um papel de baixa qualidade e cada gravura grande que você completava com as figurinhas correspondentes dava direito a um prêmio que podia variar (e muito) desde um jogo de panelas até uma bicicleta ou Polystation. Ninguém sabe quem estava por trás deles. Não sei se ainda existem, mas de fato nunca conheci ninguém que realmente foi premiado em um álbum desses.

Deixo aqui o meu apelo: você Cafeinado que conhece alguém ou já recebeu algum prêmio desses, deixe aqui a sua história nos comentários e vamos juntos por fim de uma vez por todas nesse mistério.

 

Share:

Comentários no Facebook